Eleições para a presidência da Câmara e do Senado acontecem neste sábado
A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, do Senado e para os demais cargos da Mesa Diretora acontece neste sábado (1º). O mandato é de dois anos.
A escolha do novo presidente do Senado será feita na primeira reunião preparatória, marcada para 10h, enquanto o início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente da Câmara, está marcado para as 16 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.
Os favoritos na disputa são Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) para o Senado, e Hugo Motta (Republicanos-PB) para a Câmara, que contam com amplos apoios políticos.
A sessão conjunta do Congresso Nacional que inaugura a nova sessão legislativa está marcada para segunda-feira (3), às 15 horas.
Davi Alcolumbre é favorito na disputa para o Senado
Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, busca voltar à presidência do Senado, cargo que ocupou de 2019 a 2021. Influente nos bastidores, ele tem apoio de 76 senadores (94% da Casa) e é favorito na eleição. Sua articulação envolve governistas e opositores, garantindo cargos estratégicos para evitar rupturas. No entanto, enfrenta desafios, como a pressão do STF sobre a distribuição de emendas, um dos pilares de seu poder.
Hugo Motta é favorito na disputa para a presidência da Câmara
Hugo Motta é apontado como um prodígio da política na Paraíba. Desde 2011 na Câmara dos Deputados, ele pode se tornar o mais jovem presidente da Casa – ele completará 35 anos no dia 11 de setembro. Caso vença a eleição, Motta superaria o ex-deputado Luís Eduardo Magalhães (1955-1998), que assumiu o comando da Câmara em 1995, aos 39 anos.
Hugo Motta é herdeiro de uma família muito conhecida e poderosa no município de Patos (PB), o quarto mais populoso do estado.
Júlio Rossato