Pagamento com cartão de débito e crédito nas lotéricas brasileiras
Desde o final de 2023, consumidores brasileiros podem pagar boletos, contas e até fazer apostas nas lotéricas utilizando cartões de débito e crédito da Visa, Mastercard e Elo, por meio de uma parceria entre a Caixa, a Fiserv e as bandeiras. A facilidade está disponível em mais de 12 mil lotéricas, espalhadas por mais de 5,3 mil cidades.
Facilidade para a população
Segundo Matheus Sinibaldi, diretor de Rede Varejo e Adimplência da Caixa Econômica Federal, a aceitação desse meio de pagamento pelas lotéricas amplia a prestação de serviços à população em todas as regiões do país. “Isso reflete a estratégia do banco em atuar com centralidade no cliente, reforçando também a relevância do canal lotérico para a capilaridade da rede de atendimento do banco.”
Taxas e isenções
Para pagamentos no débito, há uma taxa de conveniência de 1,08%, enquanto no crédito o percentual fica em 2,95%. No entanto, clientes com cartões de débito da Caixa ou Banco do Nordeste estão isentos dessas taxas.
Aumento no uso do cartão
O pagamento com cartão nas lotéricas está se tornando parte da rotina dos brasileiros. A Visa, por exemplo, observou um aumento de 60% no número de transações com a bandeira ao comparar o uso de outubro e dezembro de 2023 com o mesmo período em 2024.
Cidades com maior número de transações
A análise da Visa mostrou que o maior número de transações está em São Paulo, seguida de cidades como Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Joinville, Bauru, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, Londrina, Limeira, Salvador e Campinas.
Democratização do acesso aos pagamentos digitais
Para Elisandra Araujo, diretora de Negócios da Fiserv Brasil, o pagamento com o cartão em lotéricas contribui para democratizar o acesso aos pagamentos digitais, reduzindo o uso de dinheiro físico e oferecendo novas formas de controle financeiro. “O crescimento das transações é a tradução de um impacto positivo desse trabalho conjunto, posicionando o Brasil como referência em um mercado sólido e inovador”.
Júlio Rossato