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Companhia aérea é criticada por transporte de migrantes

A Global Crossing Airlines Group Inc. é criticada por problemas mecânicos em voo para deportação de migrantes.

Companhia aérea é criticada por transporte de migrantes

Uma companhia aérea de fretamento, Global Crossing Airlines Group Inc., está no centro de um debate regional sobre as condições em que os migrantes são transportados. A empresa está entre os poucos contratados pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) para deportar migrantes estrangeiros. A frota de 18 aviões Airbus, incluindo os modelos A319 e A320, foi vista desembarcando deportados na Guatemala e em Honduras. Mas foi um voo para o Brasil em 24 de janeiro que provocou uma reação negativa devido a problemas mecânicos.

Problemas mecânicos

O Airbus A320 apresentou problemas técnicos e abortou decolagens antes que o caos se instalasse enquanto estava na pista, em plena floresta amazônica. Passageiros entrevistados pela Bloomberg descreveram como o ar-condicionado estava quebrado, fazendo com que pessoas desmaiassem devido ao calor extremo. Eventualmente, os deportados algemados abriram duas saídas de emergência e gritaram por ajuda até que a polícia brasileira os escoltasse para fora da aeronave. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ordenou que a Força Aérea Brasileira os levasse até seus destinos finais e criticou a Global X Air pelas condições.

Reação negativa

As autoridades brasileiras reclamaram do “tratamento degradante” e da “falta de respeito pelos direitos humanos”. O Ministério das Relações Exteriores informou que o governo e a embaixada dos EUA no Brasil concordaram em monitorar voos futuros em tempo real. A Global X disse que, como política da empresa, não comenta sobre clientes de fretamento.

Contratos governamentais

Com sede em Miami, a Global X Air iniciou operações comerciais em 2021, operando nos EUA e para a América Latina e o Caribe. Além de ser contratada pelo governo dos EUA, incluindo a NASA e o Departamento de Defesa, seus clientes incluem equipes esportivas profissionais e universitárias dos EUA. A empresa também opera um negócio de transporte de carga. Cerca de metade da frota da Global X será dedicada a contratos governamentais assinados recentemente, segundo sua apresentação para investidores.


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