Senadores desistem da candidatura à Presidência do Senado
Os senadores Marcos do Val e Soraya Thronicke, ambos do Podemos, retiraram suas candidaturas à Presidência do Senado no último sábado (1).
Do Val denuncia censura e defende independência do Congresso
Em sua declaração, Marcos do Val afirmou que sua candidatura não se tratava apenas da liberdade de expressão, mas da independência do Congresso Nacional. O candidato denunciou que é alvo de censura por parte do ministro Alexandre de Moraes, do STF, com conivência da Mesa atual do Senado. Do Val defendeu a atuação de um Congresso independente e corajoso.
Thronicke pede compromisso com pautas femininas
Já Soraya Thronicke afirmou que a desistência da candidatura foi uma estratégia e um ato de coragem. A senadora pediu a Davi Alcolumbre, favorito a vencer a disputa, um compromisso com as pautas da bancada feminina. Em seu discurso como candidata, Thronicke defendeu que o Senado se aproxime mais da população brasileira e cobrou maior representatividade feminina nas mesas legislativas do país. A senadora também pregou maior equilíbrio entre os Poderes e declarou que a instituição Senado precisa estar acima de cada um de seus membros.
Fonte: Agência Senado
Júlio Rossato