DER/PR vai licitar restauração de rodovias na região do Centro
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), vai licitar a restauração em concreto das rodovias PRC-487 e PR-460, entre Nova Tebas e Pitanga, na região do Centro. São 51,52 quilômetros de extensão.
Projeto
O projeto prevê a construção de um viaduto no entroncamento das duas rodovias, acesso para o município de Manoel Ribas, e duas rótulas alongadas fechadas, uma no acesso a Nova Tebas e a outra no perímetro do distrito de Catuporanga. Ainda serão realizadas melhorias geométricas em curvas, e correção de faixas adicionais existentes que terminam antes do fim da rampa.
Trecho
O trecho contemplado começa na PRC-487, na ponte sobre o Rio Muquilão, limite entre os municípios de Nova Tebas e Iretama, e segue até o entroncamento com a PR-460 no acesso para Manoel Ribas. A partir daí a obra vai contemplar o trecho da PR-460 deste entroncamento até chegar na futura duplicação, em Pitanga.
Técnica
Será utilizada a técnica whitetopping em todo o trecho, em que o pavimento asfáltico existente passa por melhorias e é aproveitado como base para a execução de placas de pavimento rígido de concreto, garantindo uma pista de ótima qualidade e vida útil de cerca de 20 anos.
Detalhes
Também serão implantadas terceiras faixas do mesmo material em todos os pontos críticos, e acostamentos igualmente de concreto, com 2 metros de largura exceto quando há faixa adicional, onde os acostamentos ficam com 1,2 metros em um dos lados. Será implantada nova iluminação viária nas três interseções mencionadas, realizadas melhorias em quatro pontes, implantado novo sistema de drenagem de águas, nova sinalização e dispositivos de segurança, entre outros.
Investimentos
“Chegamos à quinta obra do eixo central de rodovias do Paraná, uma iniciativa com investimentos que já passam dos R$ 500 mil, e que vai transformar a região do Centro, e suas ligações com o Norte, Noroeste e Centro-Sul”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Modalidade
O edital utiliza a modalidade contratação semi-integrada, que prevê a elaboração do projeto executivo de engenharia seguida pela execução da obra. A sessão de disputas está marcada para o dia 11 de fevereiro, no portal Compras.gov.
Prazo
O prazo contratual é de 810 dias (27 meses), com o projeto devendo ser elaborado nos primeiros quatro meses, e os serviços iniciais de terraplenagem já iniciando no quarto mês.
Declaração
“É uma grande revitalização com pista de concreto, um novo corredor logístico conectando Guarapuava, Mauá da Serra e Campo Mourão, com oportunidade e desenvolvimento para todos os municípios do eixo central” diz Sandro Alex.
Júlio Rossato