Pesquisadores Descobrem Novo Coronavírus em Morcegos
Pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan, na China, identificaram um novo coronavírus em morcegos com potencial de infectar humanos. O vírus utiliza mecanismo semelhante ao da Covid-19 para entrar nas células, levantando preocupações sobre contágio. A descoberta fez ações de fabricantes de vacinas, como Moderna, Novavax e BioNTech, subirem significativamente. O novo vírus, ainda não detectado em humanos, foi identificado apenas em laboratório, sugerindo possibilidade de transmissão animal-humano.
Teoria sobre Origem da Covid-19: O Instituto de Virologia de Wuhan é conhecido por estudar coronavírus de morcegos. Existe especulação de que a pandemia de Covid-19 possa ter iniciado com vazamento de vírus desse laboratório. Pesquisadores negam envolvimento, porém, em 2023, os EUA interromperam financiamento, gerando controvérsias.
Características do Novo Vírus: O vírus de morcego se liga a proteínas presentes em mamíferos, incluindo humanos, e está relacionado à família de coronavírus responsável pela síndrome respiratória do Oriente Médio, conhecida como MERS. MERS infectou cerca de 2.600 pessoas globalmente até maio de 2024, com alta taxa de mortalidade, especialmente na Arábia Saudita.
Júlio Rossato