Corinthians e Flamengo entre os líderes de valor digital no mundo do esporte
O Corinthians é a 10ª equipe que mais gera valor para marcas em suas plataformas digitais no mundo, segundo o levantamento “Digital Value of Fans” da consultoria Horizm. O estudo indica que o clube do Parque São Jorge gerou um valor de 48,9 milhões de euros em 2024, equivalente a cerca de R$ 309 milhões, em suas redes sociais.
O estudo da Horizm abrange uma comparação entre equipes de diversos esportes, incluindo futebol, basquete e Fórmula 1. Por exemplo, a franquia da NBA, Los Angeles Lakers, está logo acima do Corinthians na lista. O clube paulista fica a frente da escuderia Mercedes e do Golden State Warriors, além de outros gigantes europeus como Juventus e Bayern.
Outro gigante brasileiro, o Flamengo, ficou em 11º lugar na mesma lista, que é liderada pelos espanhóis Real Madrid e Barcelona. A pesquisa não apenas posiciona os clubes brasileiros entre os melhores do mundo, mas também destaca a força do futebol nacional no ambiente digital.
Quando analisado o valor gerado por torcedor, o Corinthians ocupa o segundo lugar, com 1,24 euro gerado por fã, ficando atrás apenas do clube turco Galatasaray. O Flamengo, por sua vez, aparece em 6º lugar nessa métrica.
Além de analisar o desempenho das equipes, o levantamento também destaca o domínio de Cristiano Ronaldo entre os atletas, que possui mais seguidores do que todos os times da Premier League somados e é o esportista que gera mais valor.
No que tange às ligas, a NFL se destaca como o campeonato que melhor monetiza sua base de fãs, apesar de ter menos seguidores que a Premier League, reafirmando a força dos esportes americanos no cenário global.