Críticas de Paulinho da Força a Lula e ministros
O presidente do Solidariedade e deputado federal Paulinho da Força (SP) criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual mandato por falas sobre mulheres e pela demissão de Nísia Trindade do Ministério da Saúde (MS). O vídeo foi divulgado nas redes sociais e WhatsApp no Dia Internacional da Mulher.
Lula disse que 'os amantes na maioria das vezes são mais apaixonados pelas amantes que pelas mulheres' e que 'fica mais difícil encontrar mulheres e negros para determinados cargos'. Paulinho enfatizou que Lula 'nunca foi defensor das mulheres' e criticou a falta de equilíbrio de gênero nos ministérios.
No início do mandato, 11 dos 37 ministérios eram chefiados por mulheres, mas três foram substituídas por homens. Gleisi Hoffmann assumiu a Secretaria de Relações Institucionais. Lula indicou poucas mulheres para cargos importantes, como no STF e STM.
Paulinho já havia criticado Lula por recomendar não comprar alimentos com preços altos e pela escolha de Padilha para a Saúde. Ele afirmou que 'o governo acabou' com essa decisão.
Júlio Rossato