Notícias

Milhões de Pessoas Serão Deslocadas por Cortes de Ajuda

Previsão de 6,7 milhões de deslocados devido a cortes de ajuda global. Impacto dos EUA e outros doadores. Alerta da ONU sobre crise humanitária.

Milhões de Pessoas Serão Deslocadas por Cortes de Ajuda

Milhões de Pessoas Serão Deslocadas por Cortes de Ajuda

Cerca de 6,7 milhões de pessoas devem ser deslocadas globalmente até o próximo ano, devido aos cortes de ajuda de grandes doadores, como os EUA, segundo o Conselho Dinamarquês de Refugiados. A ONU alerta que o número atual de 117 milhões de deslocados forçados pode aumentar. Vinte e sete países são responsáveis por um terço dos deslocamentos, com previsão de um terço destes vindos do Sudão e 1,4 milhão de Mianmar. Os cortes de Donald Trump afetam programas de ajuda, como proteção a meninas adolescentes e abrigo para mulheres deslocadas.

O Conselho Dinamarquês de Refugiados teve mais de 20 contratos rescindidos devido aos cortes, afetando diretamente a assistência humanitária. A falta de financiamento já fechou programas importantes, deixando milhões em situação de fome e deslocamento sem apoio. A situação é considerada uma traição aos mais vulneráveis, com nações ricas reduzindo a ajuda em momento crucial.

(Reportagem de Emma Farge, em Genebra)


Publicado em:
Atualizado em: