Startup cria cão-robô com inteligência artificial avançada
Uma startup sueca de inteligência artificial, IntuiCell, desenvolveu um cão-robô chamado Luna, equipado com um sistema nervoso digital funcional que pode aprender e se adaptar como humanos e animais, anunciou a empresa.
O cão-robô Luna é um dos primeiros exemplos de IA física autônoma, capaz de tomar decisões e agir em direção a objetivos específicos, aprendendo como um cão real. A empresa planeja contratar um treinador de cães para ensinar Luna a andar, baseando-se na interação e processamento de informações pelos neurônios.
O CEO da IntuiCell, Viktor Luthman, destaca que o software desenvolvido permite que qualquer máquina aprenda como humanos e animais, sem a necessidade de pré-treinamento ou grandes infraestruturas. Ele enfatiza o potencial do cão-robô para avançar as capacidades de robôs em diversos ambientes, como a exploração espacial e resposta a desastres.
Luthman menciona a possibilidade de enviar máquinas inteligentes, como Luna, a Marte para construir habitats futuros, onde os robôs precisam resolver problemas em tempo real. A IntuiCell, originada na Universidade de Lund, é financiada por investidores da Suécia, Noruega e União Europeia.
Júlio Rossato