Notícias

Ação de Combate à Dengue em Maringá

A Prefeitura de Maringá realizou ação preventiva de combate à dengue com técnica inovadora de aplicação de inseticida para proteção contra o Aedes aegypti.

Ação de Combate à Dengue em Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma ação preventiva de combate à dengue com a técnica de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI Aedes) em locais estratégicos da cidade. A estratégia consiste na aplicação do inseticida Fludora Fusion, recomendado pelo Ministério da Saúde, que fixa por até seis meses em paredes com superfícies porosas, criando uma barreira de proteção contra o mosquito Aedes aegypti. Pela primeira vez, os agentes de combate às endemias utilizaram o equipamento atomizador costal motorizado com o inseticida, otimizando a pulverização.

No Aeroporto, as equipes aplicaram a técnica BRI na parte externa e farão o mesmo serviço no saguão de embarque e nas áreas de check-in. A segunda etapa da ação abrange todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital Municipal.

A técnica BRI é aplicada em superfícies porosas, onde o inseticida fixa melhor e mantém sua ação por mais tempo. A Secretaria de Saúde de Maringá fará a reaplicação dessa estratégia a cada quatro meses, acompanhada de monitoramento contínuo para garantir a eficácia.

Alunos selecionados vão receber bolsa-auxílio no valor de R$ 3 mil. Equipamento autônomo emite vapor de citronela para repelir o mosquito nas salas de aula. Largada será em frente à Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR).


Publicado em:
Atualizado em: