Notícias

Ameaças ao STF aumentam antes do julgamento de Bolsonaro

A proximidade do julgamento de Bolsonaro gera aumento de ameaças ao STF. Medidas de segurança estão sendo implementadas.

Ameaças ao STF aumentam antes do julgamento de Bolsonaro

Ameaças ao STF aumentam antes do julgamento de Bolsonaro

A proximidade da data do julgamento que analisará a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados por suposto golpe de Estado resultou em um aumento nas ameaças direcionadas ao Supremo Tribunal Federal (STF). As informações foram divulgadas pela CNN.

A maioria das ameaças tem sido registrada por meio da central telefônica do tribunal, embora também haja ofensas enviadas por e-mail. A Ouvidoria do STF informou que acompanha e monitora essas ocorrências.

O aumento das ameaças ocorreu especialmente após o ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do STF, definir a data do julgamento, marcada para os dias 25 e 26 de março.

Fontes do canal no tribunal afirmam que o crescimento nos registros de intimidações “não é coincidência”, sendo uma das razões que motivou a criação de um protocolo rigoroso de segurança.

Entre as medidas de proteção, está o reforço da Polícia Militar no entorno do prédio do STF, acesso restrito ao plenário e um plano específico para prevenir ataques cibernéticos. O protocolo, que está sendo ajustado entre a direção do Supremo e o gabinete de Zanin, deve ser finalizado até sexta-feira (21).


Publicado em:
Atualizado em: