Copom do Banco Central do Brasil Eleva Taxa de Juros para 14,25% ao Ano
O Comitê Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil decidiu nesta quarta-feira (19) elevar a taxa básica de juros (Selic) em 1 ponto percentual, para 14,25% ao ano. Foi a terceira alta seguida nessa magnitude, dentro de um ciclo de elevações que começou em setembro passado. A decisão foi unânime entre os integrantes do comitê.
A taxa de juros igualou assim o nível observado entre o final de julho de 2015 até outubro de 2016, período marcado pela crise econômica e política que culminou com o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Caso o BC opte por algum novo aumento na próxima reunião, a Selic alcançará o maior patamar em quase 20 anos.
O Comitê comentou no comunicado que cenário mais recente é marcado por “desancoragem adicional das expectativas de inflação, projeções de inflação elevadas, resiliência na atividade econômica e pressões no mercado de trabalho, o que exige uma política monetária mais contracionista”.
Saiba como aproveitar a alta dos juros para multiplicar seu patrimônio sem se expor a grandes riscos
A taxa de juros real brasileira está em 8,79% ao ano, atrás de Turquia (11,90%), Argentina (9,35%) e Rússia (8,91%).
O comunicado informa ainda que, “diante da continuidade do cenário adverso para a convergência da inflação, da elevada incerteza e das defasagens inerentes ao ciclo de aperto monetário em curso, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de menor magnitude na próxima reunião”.
...
Júlio Rossato