Encontros Ancestrais: Conversa entre Tambores em Maringá
Uma mistura inusitada entre os tambores da cultura afro-brasileira e do taiko japonês promete surpreender o público maringaense. O projeto “Conversa entre tambores - Encontros Ancestrais”, viabilizado por meio do Prêmio Aniceto Matti, reunirá os grupos Sucena e Abaredaiko em apresentações com participação especial do Grupo Gakuto.
A primeira apresentação é neste domingo, dia 23 de março, às 10h, no deck do Parque do Japão (Rua Tulípa, 987 - Jardim Industrial).
O objetivo é promover um encontro entre manifestações afro-brasileiras com a cultura nipônica. Para isso, o projeto vai misturar atabaques, congas e berimbau com o taiko (tambor) e o shamisen (instrumento de corda).
“Essas apresentações se destinam à comunidade, a fim de oferecer informações sobre os instrumentos e as práticas que envolvem canto, dança e a espiritualidade de matriz africana e japonesa. Além de divulgar, pretendemos ampliar as experiências estético-musicais dos presentes, que terão a oportunidade de vivenciar as músicas e as danças, juntamente com os grupos participantes”, explica a coordenadora geral do projeto, Rosangela Kimura.
Serão quatro apresentações. Além do Parque do Japão, os grupos também se estarão na Praça Zumbi dos Palmares, às 17h, no dia 6 de abril; no Memorial Kimura (onde também será servido almoço) no dia 4 de maio, às 10h; e no Parque do Ingá, no dia 18 de maio, às 10h. As entradas são gratuitas.
SERVIÇO
Conversa entre Tambores - Encontros AncestraisDatas, locais e horários:
Júlio Rossato