Ministro do STF determina fornecimento de informações sobre blogueiro bolsonarista
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (19) que a Meta, dona do Facebook e Instagram, e a rede social X, de Elon Musk, forneçam à Polícia Federal informações sobre as contas do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que está foragido da Justiça brasileira desde 2021.
A decisão atende a um pedido da PF e estabelece um prazo de 10 dias para que as plataformas encaminhem os dados solicitados. Caso não cumpram a determinação, as empresas estarão sujeitas a uma multa diária de R$ 100 mil.
No caso da Meta, Moraes exige que a empresa forneça dados cadastrais e o endereço IP utilizado para a criação de dois perfis no Instagram, além do conteúdo das postagens feitas entre 1º de junho de 2024 e 1º de fevereiro deste ano.
A investigação contra Allan dos Santos ganhou novo capítulo em julho do ano passado, quando Moraes determinou a abertura de um inquérito para apurar a conduta do blogueiro na suposta falsificação de mensagens contra a jornalista Juliana Dal Piva.
Santos, que já teve contas bloqueadas em diversas plataformas por determinação judicial, enfrenta acusações relacionadas à disseminação de fake news e ataques ao sistema eleitoral brasileiro.
(Com informações de O Globo)
Júlio Rossato