Rali do Ibovespa: Análise Técnica de Especialistas
O rali de alta esperado para o fim de 2024 parece ter chego somente agora. Nesta quarta-feira (19) o Ibovespa fechou o seu sexto pregão consecutivo em alta, atingindo 132.508 pontos, registrando o nível mais alto do ano. Somente no mês de março o índice já acumula uma valorização de 7,91%, chegando a 10,16% de alta em 2025.
Com essa recuperação, a atenção do mercado se volta para os próximos alvos técnicos do principal índice da Bolsa brasileira. Segundo analistas, o cenário segue positivo, mas pode enfrentar desafios de curto prazo.
O analista técnico Alex Carvalho, da XP, destaca que o movimento de recuperação do Ibovespa foi estruturado de forma técnica, respeitando retrações de Fibonacci.
Carvalho aponta o acionamento de um pivô de alta, destacando que isso abriria espaço para o Ibovespa continuar sua trajetória ascendente.
Com essa estrutura de alta, Carvalho projeta próximos pontos a serem buscados pelo índice.
Gilberto Coelho, analista técnico da XP, destaca: “O Ibovespa está na máxima do ano, e nessa semana superou as médias de 21 e 200 dias, retomando sinal de tendência altista tanto de curto como de longo prazo.
No entanto, Coelho alerta para um possível movimento corretivo de curto prazo. “Nos últimos dias as altas perderam um pouco de força e o volume negociado também vem caindo, o que aliado ao IFR (Índice de Força Relativa) sobrecomprado, ligam um alerta de realizações”, aponta.
Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice.
Júlio Rossato