Notícias

Estudantes Criam Robô Contra Dengue em Sala de Aula

Estudantes de Umuarama desenvolvem robô que combate a dengue usando conhecimentos de ciência e robótica.

Estudantes Criam Robô Contra Dengue em Sala de Aula

Estudantes do Colégio Estadual Vereador José Balan Criam Robô Contra a Dengue

Uma turma de estudantes do Colégio Estadual Vereador José Balan, em Umuarama, demonstra como conhecimentos acadêmicos podem ser aplicados na prática. Utilizando conceitos de ciência e robótica, os estudantes desenvolveram um robô que pulveriza citronela, planta repelente do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, pela sala de aula.

Os alunos, Gustavo Dosso, Gustavo Lima, Vitor Barboza e Ana Julia França, com idades entre 13 e 14 anos, criaram um robô autônomo equipado com sensor para evitar obstáculos e umidificador para espalhar a citronela.

O projeto vencedor do concurso Agrinho em Umuarama agora faz parte da Rede de Clubes Paraná Faz Ciência, sendo acompanhado pelo professor Maikon Douglas Schmidt. A iniciativa visa aprimorar o robô e buscar novas soluções para combater a dengue, com a participação de novos membros.

O desenvolvimento do protótipo ocorreu em meio ao aumento dos casos de dengue em Umuarama no ano passado, destacando a relevância do projeto para a comunidade e setor educacional local.

A continuidade do projeto nos próximos três anos permitirá sua expansão e aprofundamento, visando torná-lo mais eficaz no combate ao mosquito transmissor da dengue.


Publicado em:
Atualizado em: