Notícias

Estratégias para Evitar Ressacas de Reuniões

Descubra como os líderes de reuniões podem prevenir ressacas pós-reuniões ruins e formas eficazes de recuperação para aumentar a produtividade e o engajamento da equipe.

Estratégias para Evitar Ressacas de Reuniões

O que é uma ressaca de reunião?

Uma ressaca de reunião é um período de diminuição do foco, motivação ou produtividade após uma reunião ruim. Pesquisadores organizacionais e de trabalho da Universidade da Carolina do Norte e da plataforma de gestão de trabalho Asana uniram forças para lidar com as consequências imediatas de reuniões ruins. Um recente relatório sobre a Inovação no Trabalho, para o qual contribuíram mais de 5.000 trabalhadores do conhecimento nos EUA e no Reino Unido, tentou descobrir como eles vivenciam reuniões ruins e suas consequências.

Impacto das Ressacas de Reuniões

Mais de 90% dos entrevistados tiveram ressacas de reuniões, afetando negativamente o fluxo de trabalho e o engajamento. Efeitos incluem desconexão com a equipe e frustrações compartilhadas. Causas comuns incluem tópicos irrelevantes, falta de agenda clara e má gestão do tempo.

Estratégias para Evitar Ressacas

Abordagem ativa e cuidadosa, distribuição equitativa da participação, convidados alinhados com objetivos, agendas específicas e eficazes, duração de reuniões otimizada, atribuição clara de responsabilidades e definição de próximos passos são essenciais para prevenir ressacas de reuniões.

Recuperação Efetiva

Distanciamento psicológico, pausas mentais, diálogo construtivo e resolução de problemas são estratégias eficazes para recuperar-se de ressacas de reuniões. Conversas produtivas e ações físicas como passeios ao ar livre são recomendadas.

Conclusão

Implementando essas estratégias, as organizações podem criar uma cultura de reuniões que motivam e energizam os funcionários, aumentando a produtividade e o engajamento.


Publicado em:
Atualizado em: