Notícias

Pesquisa Ipardes traça perfil socioeconômico no Paraná

Instituto Ipardes inicia pesquisa inédita para levantar dados sobre população paranaense. Entrevistas em 60 mil residências visam dados detalhados sobre moradia, trabalho, renda e mais.

Pesquisa Ipardes traça perfil socioeconômico no Paraná

Instituto Ipardes inicia pesquisa inédita no Paraná

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) começou uma pesquisa inédita para traçar o perfil socioeconômico da população do Estado. A Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR) será realizada até junho de 2025, abrangendo 60 mil residências em todas as regiões do Paraná.

A iniciativa busca gerar estatísticas detalhadas sobre as condições de moradia, trabalho, renda, nível de escolaridade, hábitos e condições alimentares das famílias paranaenses. Entrevistadores credenciados pelo Ipardes estão conduzindo visitas domiciliares desde a última quarta-feira, 19.

O principal propósito da PAD-PR é reunir dados abrangentes sobre a infraestrutura dos domicílios e o perfil demográfico e socioeconômico dos moradores, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Com uma coleta de dados significativamente mais ampla do que pesquisas anteriores, os resultados serão disponibilizados publicamente a partir de novembro de 2025.

Amplitude e Relevância da Pesquisa

O estudo terá um volume de entrevistas três vezes maior do que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), permitindo uma análise mais detalhada da realidade socioeconômica do estado. O Paraná se destaca como pioneiro nesse tipo de estudo, fornecendo dados valiosos para formulação de políticas públicas eficazes.

Detalhes da Coleta de Dados

A pesquisa é financiada pelo Fundo Paraná e conduzida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A coleta é feita por entrevistadores uniformizados e os dados são tratados de forma sigilosa, protegidos pela LGPD.

Acesso às Informações

Os resultados estarão disponíveis no site do Ipardes até o segundo semestre. Um novo BI será criado para apresentar informações detalhadas por meio de relatórios, tabelas e gráficos comparativos das regiões do Paraná.

Fonte: Agência Estadual de Notícias.


Publicado em:
Atualizado em: