Notícias

Vaga em Aberto no Grupo do Flamengo no Mundial de Clubes

Vaga no Grupo D do Mundial de Clubes está disponível após exclusão do Léon, do México, por pertencer ao mesmo dono do Pachuca. Possíveis substitutos são discutidos.

Vaga em Aberto no Grupo do Flamengo no Mundial de Clubes

Vaga em Aberto no Grupo do Flamengo no Mundial de Clubes

O grupo do Flamengo no Mundial de Clubes está com uma vaga aberta depois que o Léon, do México, foi excluído do torneio, pelo fato de fazer parte do mesmo grupo dono do também mexicano Pachuca.

O clube informou que vai apelar contra a decisão em todas as instâncias, mas, no momento, o debate é sobre qual será o time que vai se juntar aos flamenguistas ao lado de Chelsea, da Inglaterra, e Esperánce, da Tunísia, no Grupo D.

Ainda não há como dizer qual equipe herdará a vaga. É certo que é pouco provável que ela vá para outro time mexicano, já que o regulamento do Mundial impede um país de ter mais duas vagas, com exceção de times campeões continentais. Além do Pachuca, o México já tem o Monterrey como classificado.

Caso o ranking da Fifa seja levado em consideração e permitam a entrada de um novo mexicano, o América seria o beneficiado, por ser o melhor colocado da Concacaf não classificado para o Mundial.

O time mexicano faz parte do mesmo grupo multiclubes do Pachuca, equipe compatriota que também está classificada para o torneio; regra impede participantes de um mesmo dono na competição

É mais provável, contudo, que o Alajuelense, da Costa Rica, herde a classificação. Além de ser a melhor equipe fora do México ou dos EUA no ranking da Concacaf, recentemente conquistou a Taça Centro-Americana, torneio classificatório para a Copa dos Campeões da federação da América Central.

Outra opção é que a Fifa decida classificar o vice-campeão da Copa dos Campeões da Concacaf. No caso, a vaga ficaria com o Los Angeles FC, dos Estados Unidos.

O León, assim como o Pachuca, já estava ciente da regra e da possibilidade de veto a uma das equipes. Eles fazem parte de uma rede encabeçada pelo empresário Jesús Martínez Patiño.

A Fifa afirma ter seguido um “processo independente” e que “a integridade de todas as competições é primordial”. A entidade afirmou também que “mais detalhes serão fornecidos no devido tempo, de acordo com o artigo 10.4 do Regulamento da Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025.”


Publicado em:
Atualizado em: