Ação de combate à dengue em Maringá
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma ação preventiva de combate à dengue com a técnica de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI Aedes).
A estratégia consiste na aplicação do inseticida Fludora Fusion, recomendado pelo Ministério da Saúde, que fixa por até seis meses em paredes com superfícies porosas. O produto cria uma barreira de proteção que impede a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Pela primeira vez, os agentes utilizaram o equipamento atomizador costal motorizado com o inseticida, otimizando a pulverização.
No Aeroporto, as equipes aplicaram a técnica BRI na parte externa e farão o mesmo serviço no saguão de embarque e nas áreas de check-in. A segunda etapa da ação abrange todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Hospital Municipal.
A técnica BRI é aplicada em superfícies porosas, onde o inseticida fixa melhor e mantém sua ação por mais tempo. A Secretaria de Saúde de Maringá fará a reaplicação dessa estratégia a cada quatro meses, acompanhada de monitoramento contínuo para garantir a eficácia.
Sob ataque de praga, local passará por ações de dedetização e troca da grama. Meta é imunizar 90% dos grupos prioritários.
Partes finalizadas da obra estão sendo liberadas gradualmente desde o último sábado (15). Curso tem início previsto para 19 de maio e duração de seis meses. A meta é atender 17 mil pessoas em 1,2 mil turmas que estão sendo abertas em 2025.
Ex-prefeitos de Cascavel e Curitiba também ganharam cargos no Estado.
Secretaria de Saúde orienta população sobre quando procurar cada unidade. Pesquisa compara preços de mais de 60 produtos em sete estabelecimentos da cidade. Pessoas de todo Brasil podem se candidatar e não é necessário experiência nas funções.
Nova modalidade de empréstimo promete ser menos cara. Projeto do Marco Regulatório, sancionado pelo governador Ratinho Junior (PSD) nesta quinta-feira (20), estabelece regras para turismo e desenvolvimento do local.
Júlio Rossato