Cobrança de Taxa de Entrada na Ilha do Mel em 2025
A cobrança da taxa de entrada para turistas que visitam a Ilha do Mel, em Paranaguá, deve começar ainda no primeiro semestre de 2025, informa o Governo do Estado. A medida faz parte de uma série de mudanças propostas pelo Marco Regulatório, aprovado pelos deputados estaduais e sancionada pelo governador Ratinho Junior (PSD) nesta quinta-feira (20).
Valor e Aplicativo para Cobrança
O valor da taxa ainda não foi definido e a cobrança será feita por meio de um aplicativo. Para chegar ao preço, o governo seguirá alguns critérios técnicos e realizará uma análise de mercado de outros pontos turísticos que têm cobrança de ingresso, como é o caso de Fernando de Noronha, em Pernambuco.
Uso da Taxa
Quem visita a ilha atualmente paga apenas o transporte até o atrativo, com preços a partir de R$ 22. O valor arrecadado com a taxa será usado em ações ambientais, educacionais e de promoção do local, além da manutenção do aplicativo e dos terminais de Pontal, Paranaguá, Encantadas e Brasília.
Objetivos e Regras do Projeto
O projeto do Governo do Estado tem como objetivo aumentar o desenvolvimento e definir regras para ocupação e turismo. De acordo com a lei aprovada, é obrigatória a implementação de saneamento ambiental nas áreas ocupadas, coleta de lixo, tratamento e drenagem. Também deverá ser criada uma Unidade de Administração da Ilha do Mel, que seguirá um plano de controle ambiental com participação da sociedade.
Responsabilidades do Instituto Água e Terra
O Instituto Água e Terra (IAT) ficará responsável pela Polícia Administrativa Ambiental, assim como pela promoção de atividades econômicas que gerem trabalho e renda aos moradores do local no período da baixa temporada. Sob ataque de praga, local passará por ações de dedetização e troca da grama.
Outras Notícias
Meta é imunizar 90% dos grupos prioritários. Partes finalizadas da obra estão sendo liberadas gradualmente desde o último sábado (15). Curso tem início previsto para 19 de maio e duração de seis meses. A meta é atender 17 mil pessoas em 1,2 mil turmas que estão sendo abertas em 2025. Ex-prefeitos de Cascavel e Curitiba também ganharam cargos no Estado. Secretaria de Saúde orienta população sobre quando procurar cada unidade. Pesquisa compara preços de mais de 60 produtos em sete estabelecimentos da cidade. Pessoas de todo Brasil podem se candidatar e não é necessário experiência nas funções. Nova modalidade de empréstimo promete ser menos cara. Capacitação de 15 horas será entre 1º e 7 de abril. Veja quem pode participar.
Júlio Rossato