Menu
Notícias

Cuidados de Saúde no Outono: Alimentação e Atividade Física

Saiba como se proteger de doenças típicas do outono com dicas de alimentação e exercícios. Conheça os benefícios e recomendações da Secretaria de Saúde para manter a imunidade em alta.

Cuidados de Saúde no Outono: Alimentação e Atividade Física

Cuidados de Saúde no Outono: Alimentação e Atividade Física

O outono é marcado pela queda nas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, cenário ideal para o aumento da proliferação de vírus e bactérias. Nesse contexto, doenças respiratórias e alergias tendem a ser mais comuns, como bronquites, pneumonias, conjuntivite e rinite alérgica, doenças virais, ressecamento da pele. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta para os cuidados com as doenças típicas da nova estação – o outono, que iniciou na manhã desta quinta-feira (20).

Para evitar os desconfortos que a mudança de estação pode provocar, manter uma alimentação adequada e saudável, uma boa hidratação e a prática regular de atividade física podem ser ótimos aliados.

A alimentação desempenha um papel fundamental para a imunidade. Uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e minerais como vitaminas A, C, D, E, do complexo B, zinco, selênio, ferro, proteínas são essenciais para que o corpo produza as células de defesa, além de regular a resposta imunológica.

De acordo com a coordenadora de Promoção da Saúde da Sesa, Elaine Cristina Vieira, nos dias frios a ingestão hídrica tende a diminuir, principalmente a água, importante para o adequado transporte das células de defesa por meio da corrente sanguínea.

É normal que a vontade de se exercitar diminua com as temperaturas mais amenas. No entanto, é fundamental manter a regularidade da atividade física, pois ela desempenha um papel de extrema importância no fortalecimento do sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente a infecções.

Os alimentos ultraprocessados que incluem produtos industrializados, em geral, como refrigerantes, bebidas lácteas, salgadinhos de pacote, doces e chocolates, barras de “cereal”, sorvetes, bolachas ou biscoitos, bolos e misturas para bolos, devem ser evitados em todas as estações do ano.

A Sesa recomenda ainda:

  • Fique por dentro das notícias da região pelo Maringa.Com
  • Sob ataque de praga, local passará por ações de dedetização e troca da grama.
  • Meta é imunizar 90% dos grupos prioritários.
  • Partes finalizadas da obra estão sendo liberadas gradualmente desde o último sábado (15).
  • Curso tem início previsto para 19 de maio e duração de seis meses. A meta é atender 17 mil pessoas em 1,2 mil turmas que estão sendo abertas em 2025.
  • Ex-prefeitos de Cascavel e Curitiba também ganharam cargos no Estado.
  • Secretaria de Saúde orienta população sobre quando procurar cada unidade.
  • Pesquisa compara preços de mais de 60 produtos em sete estabelecimentos da cidade. Confira.
  • Pessoas de todo Brasil podem se candidatar e não é necessário experiência nas funções. Saiba mais.
  • Nova modalidade de empréstimo promete ser menos cara.
  • Projeto do Marco Regulatório, sancionado pelo governador Ratinho Junior (PSD) nesta quinta-feira (20), estabelece regras para turismo e desenvolvimento do local.
Compartilhe:
Publicado em:
Atualizado em:

Relacionados: Notícias

Bolsonaro reúne líderes religiosos em ato na Avenida Paulista

Bolsonaro reúne líderes religiosos em ato na Avenida Paulista

Ex-presidente Jair Bolsonaro reuniu representantes de diferentes religiões em manifestação pela anistia aos...Notícias
Ler artigo
Discurso de Jair Bolsonaro em Manifestação

Discurso de Jair Bolsonaro em Manifestação

Ex-presidente Jair Bolsonaro fala em evento a favor da anistia para condenados por atos anti-democráticos. Ele destaca...Notícias
Ler artigo
Análise Técnica: Ibovespa Mantém Viés de Alta

Análise Técnica: Ibovespa Mantém Viés de Alta

Analista destaca estrutura gráfica ascendente do Ibovespa mesmo após correção, ressaltando níveis de suporte e...Notícias
Ler artigo
Novo Crédito Consignado para Trabalhadores Privados: Cuidados Necessários

Novo Crédito Consignado para Trabalhadores Privados: Cuidados Necessários

Entidades alertam sobre precauções ao adquirir novo crédito consignado com FGTS como garantia para trabalhadores...Notícias
Ler artigo
Homem de 20 anos encontrado morto em Mandaguari

Homem de 20 anos encontrado morto em Mandaguari

Homicídio de jovem de 20 anos é investigado em Mandaguari. Polícia suspeita de ligação com tráfico de drogas.Notícias
Ler artigo
Estudante de medicina preso após incidente no Paraná

Estudante de medicina preso após incidente no Paraná

Estudante de 24 anos é detido pela PRF após fuga em alta velocidade, tentativa de homicídio e dano qualificado na...Notícias
Ler artigo
PL busca assinaturas para projeto de anistia

PL busca assinaturas para projeto de anistia

Sóstenes Cavalcante, líder do PL, busca assinaturas para projeto de anistia de condenados pelo 8 de Janeiro....Notícias
Ler artigo
Secretário do Tesouro dos EUA minimiza queda de ações em Wall Street

Secretário do Tesouro dos EUA minimiza queda de ações em Wall Street

Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, fala sobre reações do mercado após queda de ações em Wall Street e...Notícias
Ler artigo
Negociações Comerciais Após Tarifas de Trump

Negociações Comerciais Após Tarifas de Trump

Mais de 50 países iniciam negociações com os EUA após anúncio de tarifas de importação. Autoridades defendem a...Notícias
Ler artigo
Tarifas de Trump Permanecerão em Vigor, Diz Secretário de Comércio dos EUA

Tarifas de Trump Permanecerão em Vigor, Diz Secretário de Comércio dos EUA

Secretário de Comércio dos EUA afirma que tarifas de Trump continuarão por dias e semanas, incluindo ilhas habitadas...Notícias
Ler artigo
China mantém título de segundo país com mais bilionários em 2025

China mantém título de segundo país com mais bilionários em 2025

Em 2025, a China tem 516 bilionários, sendo o segundo país com mais ricos. Zhang Yiming é o mais rico, superando...Notícias
Ler artigo
Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe Inicia em Todo o Brasil

Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe Inicia em Todo o Brasil

Campanha de vacinação contra gripe começa em todo o Brasil, exceto na região Norte. Saiba mais sobre a estratégia...Notícias
Ler artigo

Sejam muito bem-vindos, novos inscritos!

Empresas Parceiras

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.