Importância das Unidades de Saúde em Maringá
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a importância da conscientização sobre os serviços oferecidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para garantir mais eficiência aos atendimentos e evitar a sobrecarga das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
De acordo com levantamento realizado pelo município, mais da metade dos pacientes atendidos nas UPAs não apresenta quadros de urgência ou emergência e pode ser atendida nas UBSs, permitindo que casos graves recebam atendimento mais rápido e eficiente.
As UBSs são a porta de entrada para o sistema de saúde e têm estrutura para atender casos leves ou que necessitam acompanhamento, como sintomas gripais, febre baixa, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, gestantes, idosos, crianças e saúde mental. Já as UPAs devem ser procuradas para situações de urgência e emergência, como fratura ou corte com sangramento, febre alta acima de 39°, crises convulsivas, cólica renal, falta de ar intensa, infarto e derrame, além de urgências trazidas pelo Samu.
A orientação é ainda mais importante com a proximidade do período de aumento de casos de dengue. Pacientes com sintomas leves ou moderados da doença podem receber atendimento adequado nas UBSs.
“Procurar a UBS antes de recorrer à UPA faz a diferença na eficiência do atendimento e na qualidade dos serviços prestados e não agravamento do quadro clínico”, afirma o secretário de saúde, Antônio Carlos Nardi.
Júlio Rossato