Ministro da Fazenda destaca importância do Crédito do Trabalhador
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou a relevância da nova modalidade de consignado para trabalhadores CLT e MEI, denominada Crédito do Trabalhador, como uma questão de justiça. Ele ressaltou que essa iniciativa faz parte de uma agenda microeconômica separada das questões macroeconômicas, em meio a altas taxas de juros.
Em um evento promovido pelo jornal Valor Econômico, Haddad comparou a necessidade de benefícios para trabalhadores do setor privado com os servidores públicos e aposentados, enfatizando que os altos juros, e não a dívida, são responsáveis pelo superendividamento. Além disso, ele mencionou a imposição de um teto para os juros rotativos como uma medida de proteção aos mais vulneráveis, evitando situações de exploração financeira em momentos de emergência.
O ministro ressaltou a importância de criar condições tanto macro quanto microeconômicas para o Brasil, afirmando que medidas estruturais são essenciais para impulsionar a economia do país. Ele destacou a necessidade de uma agenda de microeconomia para complementar as políticas macroeconômicas tradicionais e auxiliar na recuperação econômica do Brasil.
Haddad também comentou sobre o histórico de déficits primários no país e a importância de uma abordagem mais abrangente para fortalecer a economia nacional.