Partido Novo denuncia ministra por promoção pessoal de Lula
A bancada do Partido Novo enviou representação ao TCU contra Gleisi Hoffmann por promoção pessoal de Lula em programa de crédito consignado. Gleisi chamou o programa de 'empréstimo do Lula', o que foi considerado violação do princípio da impessoalidade. O partido pediu medidas cautelares contra novas veiculações com essa expressão. Após críticas, Gleisi apagou o post.
O programa de crédito
O 'Crédito do Trabalhador' foi lançado recentemente, visando profissionais com carteira assinada. As parcelas são descontadas em folha, com limite de 35% do salário bruto. A proposta é reduzir o superendividamento e oferecer crédito mais acessível. Lula afirmou que será uma revolução no país. Críticas à ministra e ao programa foram feitas nas redes sociais, citando o princípio da impessoalidade da administração pública.
Novo modalidade de empréstimo
No primeiro fim de semana, houve mais de 40 milhões de simulações e 4,5 milhões de solicitações de propostas feitas. Até o momento, mais de 11 mil contratos foram firmados. Esses dados são da Dataprev e do Ministério do Trabalho.
Júlio Rossato