Ave usa plástico para fazer ninhos no litoral do Pará
Pesquisa da Universidade Federal do Pará (UFPA) mostra que o japu-preto, uma ave que vive no litoral do Pará, passou a usar fibras e cordas de plástico provenientes da poluição para fazer seus ninhos. Em entrevista, Adrielle Caroline Lopes, mestre em oceanografia e pesquisadora da UFPA, destaca que o animal se tornou um indicador da poluição na região.
O estudo iniciado em 2022 observou que 97% dos ninhos da espécie são feitos com material descartado, como fibras e cordas de plástico, evidenciando a presença excessiva de resíduos na região costeira. A pesquisadora prevê uma nova fase do estudo para avaliar os impactos da toxidade do plástico nos pássaros e filhotes, podendo causar desde intoxicação até distúrbios hormonais no ecossistema.
Atrações começam nesta quarta-feira (26) e seguem até sexta-feira (28). Lei sancionada no Paraná cria novas vagas para promoção de oficiais. Voo diário da Latam inicia operações no domingo (30). Vagas disponíveis para diferentes níveis de escolaridade. Atividades culturais e de integração ocorrerão entre 31 de março e 2 de abril. Países nórdicos lideram índice da ONU. Projeto de lei 'CNH Social' é analisado pelos deputados paranaenses. Oportunidades de ingresso imediato e lista de espera. Vacinação é fundamental, especialmente para trabalhadores rurais e frequentadores de áreas de mata. Evento conecta estudantes e profissionais a programas de intercâmbio em vários destinos ao redor do mundo.
Júlio Rossato