Notícias

Presença de Instituições Públicas nos Municípios Brasileiros

Pesquisa do IBGE revela que 60,9% dos municípios brasileiros não possuem representatividade das principais instituições federais e estaduais. Estudo destaca centros de gestão e atuação das empresas multilocalizadas.

Presença de Instituições Públicas nos Municípios Brasileiros

Pesquisa do IBGE revela falta de representatividade em municípios

Seis em cada dez municípios brasileiros não registram presença das principais instituições federais e estaduais do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dados do levantamento mostram que apenas 39,1% dos municípios brasileiros podem ser considerados centros de gestão pública, o que significa que os outros 60,9% dos 5.570 existentes não possuem nenhuma representatividade ou ficam totalmente de fora da estrutura de ligação entre importantes instituições públicas nacionais e estaduais.

O estudo analisou a presença em território nacional de instituições com considerável capilaridade: IBGE, INSS, Justiça Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal, Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais Regionais do Trabalho e gestão estadual da saúde e da educação.

Conforme esperado, Brasília (DF) se destaca como principal centro da Gestão Pública, seguida pelo Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Recife (PE).

Atuação das empresas multilocalizadas e gestão do território

O documento abrange áreas como ações para redução de emissões de gases de efeito estufa (mitigação) e adaptação à mudança do clima.

A pesquisa também avaliou a gestão empresarial no País, destacando a presença de empresas multilocalizadas e sua distribuição setorial. Além disso, analisou a gestão do território considerando a presença de instituições públicas e empresas multilocalizadas nos municípios brasileiros.

No ano de 2024, 2.176 municípios foram classificados como centros de gestão do território, ligeiramente inferior aos 2.204 identificados no estudo de 2014.


Publicado em:
Atualizado em: