Inflação Desacelera em Março no Brasil
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial, subiu 0,64% em março, abaixo das expectativas, informou o IBGE. A alta foi influenciada por Alimentação e Transportes. O acumulado em 12 meses ficou em 5,26%. Saiba mais detalhes sobre os grupos de produtos e serviços que mais impactaram os preços neste mês.
Alimentação em Destaque
O grupo Alimentação e bebidas teve alta de 1,09%, com influência significativa no índice geral. Tanto a alimentação no domicílio quanto fora aceleraram, com altas em itens como ovo de galinha, tomate e frutas.
Impacto dos Transportes
O grupo de Transportes subiu 0,92%, com destaque para os combustíveis, principalmente o óleo diesel, etanol e gasolina. O aumento nos preços dos combustíveis foi o principal responsável pela alta.
Outros Grupos
Os demais grupos de produtos e serviços também registraram variações positivas, com destaque para Habitação, Despesas pessoais e Saúde. Regionalmente, todas as áreas do país apresentaram alta nos preços, com Curitiba liderando as altas e Fortaleza tendo o menor resultado.
(com agência de notícias do IBGE)
Lara Rizério
Editora de mercados do InfoMoney, aborda temas como mercado de ações e economia nacional e internacional, com atenção especial para os desdobramentos políticos e seus impactos nos investidores.
Júlio Rossato