YouTube Transmite Todos os Campeonatos Estaduais no Brasil em 2025
O YouTube fecha a temporada dos campeonatos estaduais com uma marca expressiva em 2025: a plataforma transmitiu pelo menos uma partida de todos os 27 torneios regionais disputados no país. Desde o Paulistão até o Amazonense, a empresa fecha o primeiro trimestre com números expressivos no esporte mais popular do país.
O laboratório serve para consolidar a maneira de transmitir futebol, especialmente quando pensarmos que está marcada para este domingo a estreia do novo contrato firmado com a Liga Forte União para a transmissão do Brasileirão.
Destaque nos Campeonatos Estaduais
O Estadual de São Paulo foi o que teve mais sucesso. Com a primeira partida da final entre Palmeiras e Corinthians, a CazéTV registrou 17,6 milhões de visualizações. Os bons números se espalharam por todo o país. O Barezão, como é conhecido o Campeonato Amazonense, tem suas partidas exibidas no canal da TV A Crítica. Até agora, os jogos renderam mais de 324 mil visualizações. Já a TV Cidade Verde transmite o Campeonato Piauiense, com jogos completos que somam 364 mil visitas.
Na última rodada do Cariocão, o clássico entre Fluminense e Flamengo registrou 3,1 milhões de visualizações no Canal GOAT. O Carioca também contou com exibição na Vasco TV. Além dos estaduais, outro campeonato tem sido exibido na plataforma: a Copa Verde, com times das regiões Norte e Centro-Oeste, além do Espírito Santo.
Impacto Comercial e Audiência
Hoje, o YouTube registra que são consumidos por ano mais de 35 bilhões de horas de conteúdo esportivo na plataforma. Quanto mais gente assistindo, mais a plataforma divide com o dono do conteúdo as receitas de publicidade, além de ativar outras maneiras de os canais ganharem dinheiro com clube de membros e superchats.
O YouTube também entrou no mercado de aquisição de direitos para transmissão de esportes no Brasil e no mundo, como forma de investir em seu ecossistema e disponibilizar mais conteúdos. Com uma parceria que começou em 2020 para a transmissão da Copa do Nordeste, o YouTube chegou em 2025 com a garantia de transmitir partidas do Campeonato Brasileiro por causa da venda dos direitos da Liga Forte União para a CazéTV.
Segundo Machado, há sempre o cuidado por parte do detentor de direitos para a inserção de publicidades que não atrapalhem o torcedor. Ninguém quer ter o grito de gol interrompido por uma propaganda.
Previsão para o Futuro
Machado acrescentou que a exibição constante de campeonatos de futebol no YouTube já registra uma mudança na forma que o público consome o conteúdo. Esse contrato com o Brasileirão é de três anos e o modelo com pré e pós jogo seguirá em vigor para que o torcedor siga adaptado à rotina.
Júlio Rossato