Confiança do Setor de Serviços do Brasil Aumenta em Março
A confiança do setor de serviços do Brasil voltou a aumentar em março depois de quatro meses de piora devido à melhora das expectativas, mostraram os dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
No mês, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) avançou 1,2 ponto, para 92,9 pontos. Segundo o economista do FGV IBRE, Stéfano Pacini, o resultado reflete uma melhora nas expectativas futuras do setor que estavam em queda desde outubro passado.
O Índice de Expectativas (IE-S) subiu 2,2 pontos, chegando a 90,8 pontos, enquanto o Índice de Situação Atual (ISA-S) teve um aumento de 0,2 ponto, atingindo 95,3 pontos.
O economista destacou que apesar da estabilidade na demanda presente, há preocupações com o cenário macroeconômico desafiador, com pressões nos preços, taxa de juros elevada e expectativa de desaceleração da atividade econômica.
O Banco Central revisou para baixo sua projeção de crescimento econômico do Brasil em 2025, prevendo uma inflação acima da meta. A instituição aumentou a Selic em 1 ponto percentual e sinalizou um possível novo ajuste em maio.
Júlio Rossato