Notícias

Empreendedorismo Sênior no Paraná

Saiba como empreendedores acima de 60 anos estão impulsionando negócios no Paraná, com destaque para Geraldo Silva Paggi e Aneli Dekker.

Empreendedorismo Sênior no Paraná

Empreendedorismo Sênior no Paraná

Com desejo de autonomia, após 35 anos trabalhando em malharias, Geraldo Silva Paggi, de Maringá, decidiu investir em um negócio próprio. Com a esposa, Luzia, montou uma fábrica de malhas para embalagem, mas foi só após a aposentadoria, em 2021, que pôde se dedicar exclusivamente ao projeto.

A indústria de malhas para embalagens de móveis, colchões, estofados e outros, iniciada de forma caseira, hoje fica em um barracão industrial da prefeitura de Maringá, com 60 metros quadrados.

Geraldo faz parte do público que engordou o empreendedorismo sênior no Paraná nos últimos anos. No cenário do empreendedorismo paranaense, o público com mais de 60 anos está à frente de 213 mil negócios, com destaque para os setores de Serviços, Comércio e Agronegócio.

Orientação

A coordenadora de Relacionamento com Clientes do Sebrae/PR destaca a importância do empreendedorismo sênior como ferramenta estratégica para o desenvolvimento econômico e social, ressaltando o compromisso de fortalecer esse ecossistema por meio de capacitação e suporte.

O material mostra que 33,8% dos empreendedores sêniores estão formalizados e 66,2% atuam na informalidade, sendo que os formalizados alcançam um rendimento médio mensal superior.

Da universidade para o empreendedorismo

Aneli Dekker, aos 68 anos, celebra cinco anos como empresária, transformando seus estudos científicos em uma linha de cosméticos inovadora à base de Beta-Glucana. Fundada em 2020, sua startup está instalada em Londrina e tem produtos disponíveis em farmácias da cidade.

A expectativa de vida da população vem crescendo, e consultores do Sebrae/PR destacam o papel fundamental dos empreendedores sêniores no mercado de trabalho, seja por necessidade ou oportunidade. O estudo mostra a consolidação do empreendedorismo sênior no Paraná, mas ressalta a importância da formalização para o sucesso dos negócios.


Publicado em:
Atualizado em: