Índices Futuros dos EUA Operam em Baixa
Os índices futuros dos EUA operam em baixa nesta sexta-feira (28), com preocupações sobre novas tarifas e a escalada da guerra comercial. O mercado também aguarda a divulgação do índice de preços de despesas de consumo pessoal (PCE), principal referência do Federal Reserve (Fed) para a inflação.
A inflação PCE pode reforçar as preocupações dos investidores sobre a persistência da inflação, especialmente após a revisão para cima das projeções do Fed. O consenso da LSEG aponta para um avanço de 0,3% em fevereiro e de 2,5% no acumulado de 12 meses.
Wall Street se encaminha para a segunda semana seguida de ganhos. Até o fechamento de quinta-feira, o Dow acumulava alta de 0,8% na semana, enquanto o S&P 500 avança 0,5% e o Nasdaq Composite registra leve ganho de 0,1%.
Desempenho dos Mercados Futuros
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam com baixa em sua maioria, já que as ameaças tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump, deixaram os investidores temerosos.
Na quinta-feira, ele também usou tarifas como uma ferramenta de barganha, alertando que poderia impor taxas “muito maiores” à União Europeia e ao Canadá, se eles unissem forças para se opor às taxas.
Os mercados europeus também operam no vermelho, enquanto os investidores se preparam para as tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre as montadoras, que entrarão em vigor em 2 de abril.
Em termos de dados, os traders aguardarão dados de inflação da França e da Espanha, com dados de vendas no varejo previstos para vir do Reino Unido.
Os preços do petróleo operam em baixa, enquanto o mercado se preparava para mais tarifas da administração Trump.
As cotações do minério de ferro na China fecharam em baixa nesta sexta em meio a crescentes preocupações com a guerra comercial, mas registraram ganho semanal devido ao fortalecimento da demanda chinesa por aço.
(Com Reuters e Bloomberg)
Felipe Moreira
Júlio Rossato