Governo do Estado anuncia concursos para Polícia Militar e Bombeiros
O Governo do Estado publicou editais para contratação de 2 mil soldados da Polícia Militar e 600 soldados do Corpo de Bombeiros do Paraná, com inscrições de 14 de abril a 13 de maio. As novas vagas visam ampliar o efetivo das corporações para melhor atender a população em todas as regiões do Estado.
As contratações foram anunciadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, que destacou a importância de reforçar a segurança pública no Paraná, garantindo mais efetivo para proteger as cidades e os cidadãos. Os editais também contemplam a formação de cadastro de reserva, com o preenchimento sujeito à Administração Pública.
Os concursos surgem em um momento em que as carreiras na PM e no Corpo de Bombeiros estão mais atrativas, devido à reestruturação salarial e modernização dos cargos. Além disso, a criação dos Quadros de Oficiais Especialistas possibilita a ascensão de praças à carreira de oficiais nas duas instituições.
Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, as novas contratações representam um avanço na garantia da segurança em todas as regiões do Paraná, proporcionando mais tranquilidade às famílias e contribuindo para a redução da violência no estado.
Os concursos terão o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação como banca organizadora, com todas as informações disponíveis no site da instituição. A taxa de inscrição é de R$130 e os candidatos devem possuir nível superior, ter até 30 anos e possuir CNH categoria B.
As vagas estão distribuídas em cinco regiões de concorrência e as provas serão realizadas em diversas cidades do estado. Os candidatos passarão por etapas eliminatórias e classificatórias, além de exames físicos, psicológicos e de sanidade, seguidos de investigação social.
Com a realização desses concursos, o Paraná espera chegar a mais de 5,5 mil profissionais nas duas forças de segurança, fortalecendo o trabalho de combate à criminalidade e de proteção da população.
Além das contratações na PM e nos Bombeiros, houve também a incorporação de peritos à Polícia Científica e novos servidores na Polícia Civil, contribuindo para o reforço das instituições de segurança do estado.
Fonte: Agência Estadual de Notícias.
Júlio Rossato