Prefeitura de Maringá reinaugura horta terapêutica do Caps II Canção
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, reinaugurou nesta quinta-feira, 27, a horta terapêutica do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Canção, agora em parceria com o setor de Hortas Comunitárias da Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab).
A iniciativa, que promove o contato com a natureza, auxilia no bem-estar dos pacientes, na autonomia e na socialização. O evento de reinauguração contou com a apresentação musical da banda Delírius, formada por pacientes do Caps.
A Setrab dará suporte ao projeto por meio do fornecimento de mudas, adubo e cuidados com o solo. Todos os pacientes da unidade poderão participar das atividades. “Com essa parceria com o setor de Hortas Comunitárias, vamos proporcionar as condições ideais para os pacientes se dedicarem à horta terapêutica e vamos fortalecer ainda mais as ações de saúde mental oferecidas pelo Caps II Canção”, destaca o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi.
Durante o evento de reinauguração, os pacientes aprenderam a plantar hortaliças, como alface, rúcula, cebolinha e salsinha. A plantação não contém agrotóxico e, ao final, poderá ser consumida pelos próprios pacientes, contribuindo para uma alimentação saudável. “O cultivo faz a pessoa sair de casa, movimentar o corpo e se engajar no processo do plantio até a colheita. Isso traz uma sensação de satisfação”, explica o gerente de Hortas Comunitárias de Maringá, José de Oliveira.
O objetivo é que, futuramente, a ação gere renda aos pacientes. “Vamos incentivá-los a se dedicar ao processo e acreditamos que essa atividade pode se tornar um hobby ou até mesmo uma nova fonte de renda”, destaca a diretora do Caps II Canção, Flávia Fornaciari Schiarolli.
As informações são da Prefeitura de Maringá.
Júlio Rossato