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Repercussão do Empréstimo Consignado CLT nas Redes Sociais

Análise sobre as menções e sentimentos gerados nas redes sociais em relação ao empréstimo consignado CLT anunciado pelo governo de Lula.

Repercussão do Empréstimo Consignado CLT nas Redes Sociais

Anunciado há uma semana pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o empréstimo consignado CLT se tornou um assunto corrente nas ruas e na internet. Nas redes sociais, foram 79,2 mil menções no período de sete dias, entre 21 e 27 de março, de acordo com levantamento da Timelens para o InfoMoney.

O pico de repercussão sobre o assunto se deu na terça-feira (25), com 25,1 mil menções. No fim de semana anterior, a ministra Gleisi Hoffmann chamou a modalidade de crédito de “empréstimo do Lula” – expressão que despertou críticas da oposição.

O ápice dos comentários sobre o consignado CLT corresponderam a reposts da repercussão sobre a controvérsia do “empréstimo do Lula”. O levantamento considerou publicações do Facebook, Instagram, Tumblr, X e YouTube.

O sentimento negativo foi preponderante nas redes sociais quando as pessoas tratavam do empréstimo consignado CLT. De acordo com o estudo da Timelens, 70% das menções foram negativas, 17%, positivas e 13%, neutras.

Entre os comentários negativos sobre o assunto, 20% estavam relacionados a suspeita de golpe, engano ou exploração do trabalhador. Outras razões frequentes para que as pessoas falassem mal do crédito foram: os questionamentos sobre o papel dos bancos, taxa de juros e uso do FGTS como garantia (16%) e a crítica política (15%).

Entre as menções positivas, 6% foram demonstrações de interesse ou curiosidade sobre a oferta e 11% foram conteúdos informativos ou explicativos sobre o consignado.

A Timelens mapeou ainda a origem do barulho em torno do assunto e concluiu que o buzz veio sobretudo de influenciadores – favoráveis ou contrários à medida. A imprensa respondeu por 41% e os canais do governo Lula por apenas 8%.


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