Oi inicia desmobilização de redes de cobre no Brasil
Após vender diversos negócios, a Oi, em recuperação judicial, inicia a desmobilização de suas redes de cobre utilizadas na telefonia fixa no Brasil. As redes, que eram um dos ativos mais simbólicos da empresa, estão sendo transformadas em sucata. A mudança ocorre devido à transição do regime de concessão para autorização, o que permite à Oi desativar redes obsoletas e economizar em manutenção.
No plano de recuperação, a Oi se comprometeu a vender todo o cobre das redes subterrâneas para a V.tal, empresa de telecomunicações do BTG Pactual, enquanto a rede aérea permanecerá sob posse da Oi. A venda do cobre como sucata e a redução de despesas com manutenção são esperadas para gerar resultados positivos para a empresa.
A Oi também planeja vender imóveis anteriormente utilizados na operação de telefonia fixa, agora desocupados. Além disso, a Oi Soluções, voltada para serviços de TI e conectividade a empresas, será o foco de crescimento do grupo após as vendas de ativos. A empresa busca priorizar serviços com margens mais altas e eficiência.
Júlio Rossato