Volksvagen Fusca 1962 com Opcionais Únicos
O icônico Volkswagen Fusca 1962 é um dos cerca de 100 automóveis raros no acervo do Carde, museu com diversos modelos de carros. No entanto, essa peça é considerada uma das mais bem equipadas do mundo, com cafeteira, ar-condicionado e até saias de rodas.
Foram aproximadamente 50 opcionais instalados desde a sua compra e restaurados pelo Carde. Agora, o Fusca “pacote completo” está exposto no museu localizado em Campos do Jordão (SP). Segundo a organização, ele foi comprado novo direto da concessionária pelo avô de seu último dono, Caio Ramos de Toledo, que manteve o exemplar único na família. Uma vez com o museu, a restauração foi feita por Vinícius Mamede.
Entre as peças fora do comum, um ar-condicionado Thermador Car Cooler suspenso no lado direito do carro chama a atenção. O modelo era um refrigerador improvisado para carros que surgiu em meados de 1930 e, para funcionar, era preciso que o dono inserisse gelo ou água gelada no compartimento de fora.
Na parte de luzes, o carro contém um spotlight da Hella, ao lado da janela do motorista, faróis de milha da Cibié, luz de iluminação da placa, refletores do tipo olho-de-gato e luz de freio da Safety.
Os pneus com faixa branca vieram dos EUA e são do tipo Coker Classic, com as rodas traseiras incluindo saias de proteção.
Interiormente, uma das peças mais inusitadas é uma máquina de café de fabricação alemã, que usa o acendedor de cigarros – oferecendo 6 volts de tensão – para aquecer a água e já misturá-la ao pó. Além disso, há persianas importadas e uma cadeira de bebê da Hércules, fabricada nacionalmente nos anos 1960.
O valor do Fusca super equipado não foi estimado pelo museu. Vale destacar que o carro funciona normalmente e pode ser adquirido. Ainda assim, o instituto estima um custo de centenas de milhares de reais para o carro devido ao seu valor sentimental, somado dos restauros e equipamentos inovadores para o modelo.
Júlio Rossato