Marine Le Pen Condenada por Desvio de Recursos Públicos
A líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, foi condenada por envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos enquanto atuava como deputada no Parlamento Europeu, e declarada inelegível por cinco anos pela Justiça da França nesta segunda-feira (31).
Le Pen era considerada uma das favoritas para as eleições presidenciais de 2027, liderando as pesquisas de intenção de voto.
Segundo a sentença, Le Pen utilizou verbas de gabinete do Parlamento Europeu para pagar funcionários do seu partido político, o Reunião Nacional (antigo Frente Nacional), em vez de utilizá-las para atividades parlamentares. O Tribunal Correcional de Paris calculou o prejuízo em cerca de R$ 18 milhões.
“Existem métodos pelos quais você poderia fazer isso, como você sabe”, afirmou o presidente. As falas foram dadas ao jornal Folha de S. Paulo durante entrevista.
O tribunal concluiu que os recursos foram usados indevidamente para “fazer o Parlamento Europeu pagar pessoas que, na realidade, trabalhavam para o partido”.
A decisão representa um revés para a extrema-direita francesa e para o projeto político de Le Pen, que tentava suavizar sua imagem e se posicionar como alternativa de governo nas próximas eleições presidenciais. Da decisão ainda cabe recurso.
Júlio Rossato