Ministro da Fazenda Inicia Reuniões em Paris
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, começou uma série de reuniões em Paris, na França, para abordar a transição ecológica, reforma do G20 e atração de investimentos estrangeiros ao Brasil. Essa visita ocorre em um momento de mudanças geopolíticas, com destaque para a postura dos EUA liderados por Donald Trump. Há potencial de cooperação em energia renovável e hidrogênio verde, abrindo espaço para um reposicionamento diplomático do Brasil.
Os temas discutidos incluem reformas econômicas, cooperação multilateral, transição ecológica, sustentabilidade fiscal e complementaridades entre os setores produtivos do Brasil e França. Durante a visita, Haddad se encontrou com Laurent Fabius, ex-primeiro-ministro francês, e participará de eventos como a COP-30 em Belém (PA) e Diálogos Econômicos Brasil–França.
O ministro pretende apresentar oportunidades da Reforma Tributária e discutir o ambiente de negócios brasileiro com investidores franceses. O acordo comercial entre Mercosul e União Europeia pode surgir nas conversas. Haddad retorna ao Brasil após os encontros em Paris.
Júlio Rossato