Inflação da Zona do Euro Cai e Expectativa de Corte de Juros Aumenta
A inflação na zona do euro diminuiu em março, levando a expectativas de outro corte de juros pelo BCE. A taxa de crescimento dos preços ao consumidor caiu para 2,2%, devido a queda nos custos de energia e desaceleração da inflação de serviços. O núcleo do índice, que exclui alimentos e combustíveis, desacelerou para 2,4%. O BCE, preocupado com a alta persistente dos preços, deve cortar juros novamente em abril.
O BCE reduziu as taxas seis vezes desde junho do ano passado. Investidores esperam mais cortes em abril devido à estagnação econômica, queda nos preços da energia e valorização do euro. A guerra comercial com os EUA representa ameaça, mas BCE mantém baixas preocupações com inflação. A presidente Christine Lagarde alerta que uma guerra comercial pode reduzir meio ponto percentual do crescimento econômico.
O avanço dos preços de serviços desacelerou para 3,4%, reforçando apostas em cortes de juros. Inflação dos preços dos alimentos acelerou. Mercados veem alta probabilidade de corte na taxa de depósito do BCE em abril e expectativa de novos cortes em 2025.
Júlio Rossato