Parlamentares pedem redução dos juros
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, foi pressionado por parlamentares para diminuir os juros durante uma sessão na Câmara que comemorou os 60 anos da instituição. Deputados criticaram a taxa de juros e a recente elevação da Selic para 14,25% ao ano, com previsão de novo aumento na próxima reunião do Copom. Ex-autoridades e representantes do setor financeiro também se manifestaram, destacando a importância da estabilidade econômica.
Ex-FMI alerta sobre PIB dos EUA e inflação
O FMI e o Banco Mundial identificaram desaceleração do crescimento do PIB nos EUA e pressão inflacionária, o que pode impactar as decisões sobre os juros americanos. Críticas e elogios à atuação do BC brasileiro foram feitos durante a sessão comemorativa.
Criticas ao aumento da Selic
Parlamentares como Luiz Carlos Hauly e Mauro Benevides Filho criticaram a política de juros altos, apontando impactos negativos na economia e nas empresas. Ex-presidentes do BC, como Henrique Meirelles, defenderam a necessidade de manter a inflação sob controle. Autoridades do setor financeiro elogiaram a atuação do Banco Central do Brasil e ressaltaram a importância da estabilidade econômica para o país.
Júlio Rossato