Índices Futuros em Baixa com Aguardo de Tarifas de Trump
Os índices futuros dos Estados Unidos operam em baixa nesta quarta-feira (2), à medida que investidores globais aguardam a esperada implementação de tarifas pelo presidente Donald Trump. A divulgação dos planos tarifários está prevista para as 17h (horário de Brasília), em um pronunciamento no Rose Garden da Casa Branca.
Expectativa de Relatório de Emprego da ADP
Os traders também estão atentos ao relatório de emprego da ADP para março, que será divulgado na manhã de hoje. A expectativa, segundo economistas consultados pela Reuters, é de que o setor privado tenha criado 115 mil empregos no mês passado, acima dos 77 mil registrados em fevereiro. Na véspera, o Bureau of Labor Statistics informou que as vagas de emprego caíram mais do que o previsto em fevereiro, totalizando 7,57 milhões.
Desempenho dos Mercados Futuros
Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam com alta em sua maioria, com os investidores se preparando para a implementação de novas tarifas pelo presidente dos EUA, Donald Trump. O governador do Banco do Japão, Kazuo Ueda, disse que as tarifas dos EUA podem ter um impacto significativo na atividade comercial nas nações afetadas. Os mercados europeus operam no vermelho, enquanto os investidores globais se preparam para uma série de novas tarifas comerciais que serão anunciadas pelo governo dos EUA.
Preocupações e Impacto nos Mercados
Os investidores temem que a Casa Branca adote tarifas de importação ainda mais severas, após Trump afirmar que seu plano de “tarifas recíprocas” atingirá “todos os países” quando for anunciado nesta quarta-feira. Os preços do petróleo operam em baixa, ampliando as perdas da véspera, devido a preocupações de que as novas tarifas dos EUA podem aprofundar uma guerra comercial global que pode limitar a demanda por petróleo. As cotações do minério de ferro na China fecharam com alta à medida que a demanda resiliente da China supera os problemas tarifários dos EUA.
Júlio Rossato