Pesquisa de Satisfação com Usuários do Transporte Coletivo em Maringá
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Maringá iniciou nesta semana uma pesquisa de satisfação com os usuários do transporte coletivo. O objetivo é identificar os problemas enfrentados no Terminal Intermodal e buscar melhorias para o sistema de transporte público da cidade. A pesquisa, que está sendo realizada no Terminal Urbano, vai até sexta-feira, 4.
Para participar, os usuários podem se aproximar de uma mesa montada no terminal, onde encontram uma cadeira e um questionário com a seguinte pergunta: “O que você gostaria de ver melhorado ou implementado no terminal Intermodal?”. Os participantes são convidados a parar, sentar e registrar suas respostas.
Em entrevista para a CBN Marigá, Lourdes da Silva, uma das participantes, parou para preencher o questionário, apesar de estar com pressa. Ela expressou sua indignação com os ônibus lotados de estudantes, especialmente no horário de pico. “A hora de pico das crianças de escola, a gente não consegue descer no ponto da gente. Ontem, por exemplo, fui parar dois pontos depois porque o ônibus ficou cheio de estudantes”, desabafou.
Além das reclamações sobre a superlotação nos horários de pico, outro problema apontado pelos usuários foi a condição dos banheiros do terminal. Paulo César Peixoto, coordenador da pesquisa, explicou que as críticas partem mais dos frequentadores do terminal, que não são necessariamente usuários de ônibus, mas pessoas que passam o dia no local. “Os banheiros são pequenos e, às vezes, sujos. A maioria dos usuários não reclama, mas esses frequentadores têm se queixado”, afirmou.
Outro ponto mencionado na pesquisa foi a travessia fora da faixa de segurança. Muitos usuários não respeitam as faixas e circulam entre os ônibus, colocando em risco a segurança de todos. A pesquisa também revelou pedidos para a instalação de totens com itinerários de ônibus e um caixa eletrônico no terminal. “A população tem solicitado essas melhorias, como o caixa 24 horas e os totens informativos”, explicou Peixoto. A Semob já está providenciando esses itens, e novos totens com itinerários e sistema braille para deficientes visuais devem ser instalados em breve.
Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.
Aconteceu algo e quer compartilhar?Envie para nós!
Veja mais
Pauta do Leitor
Publicado primeiro em GMC Online » Prefeitura realiza pesquisa de satisfação com usuários do transporte coletivo em Maringá. Por favor, não se esqueça dos devidos créditos.
Júlio Rossato