Canadá Aplicará Tarifas Retaliatórias sobre Veículos dos EUA
O Canadá vai aplicar tarifas retaliatórias de 25% sobre veículos fabricados nos EUA em resposta aos impostos de importação sobre automóveis estrangeiros impostos pela administração Trump, disse o primeiro-ministro Mark Carney na quinta-feira (3).
As tarifas canadenses se aplicarão apenas a veículos que não estejam em conformidade com o Acordo Estados Unidos-México-Canadá e sobre o “conteúdo não canadense” em carros e caminhões que são enviados de acordo com as regras desse acordo comercial. Em outras palavras, os impostos canadenses replicam a estrutura das tarifas automotivas dos EUA.
O Canadá foi poupado das chamadas “tarifas recíprocas” do presidente Donald Trump, anunciadas na quarta-feira, mas novas tarifas de 25% dos EUA sobre automóveis produzidos no exterior ainda entraram em vigor na manhã de quinta-feira. Para o Canadá, essas tarifas se aplicam ao conteúdo não americano dos veículos acabados.
O setor automotivo do Canadá está fortemente integrado com os EUA e deve sofrer um impacto com as tarifas de Trump. A Stellantis, proprietária das marcas Jeep e Chrysler, já anunciou que fechará sua planta de montagem em Windsor, Ontário, por duas semanas enquanto avalia o impacto, disse a empresa em um comunicado para os funcionários.
Pesadas tarifas dos EUA também permanecem sobre produtos que não estão em conformidade com o Acordo Estados Unidos-México-Canadá, bem como sobre todos os produtos de aço e alumínio. Trump também ameaçou adicionar novas taxas sobre medicamentos farmacêuticos, semicondutores, cobre e madeira.
© 2025 Bloomberg L.P.
Júlio Rossato