Notícias

Governo Brasileiro Critica Tarifas dos EUA

O governo brasileiro critica a imposição de tarifas de 10% em exportações para os EUA pelo governo de Trump. Brasil considera ação na OMC.

Governo Brasileiro Critica Imposição de Tarifas pelos EUA

O governo brasileiro expressou descontentamento com a decisão do governo de Donald Trump de impor tarifas de 10% em todas as exportações brasileiras para os EUA. O Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços divulgaram nota conjunta lamentando a medida.

A nova tarifa se aplicará a todos os produtos exportados pelo Brasil para os EUA, somando-se às tarifas já existentes sobre aço, alumínio e automóveis. O Brasil considera que essa ação viola os compromissos dos EUA com a Organização Mundial do Comércio (OMC) e está avaliando medidas a serem tomadas, incluindo possíveis recursos à OMC.

Segundo a nota, os EUA têm registrado superávits comerciais expressivos com o Brasil nos últimos 15 anos, totalizando US$ 410 bilhões. Portanto, a imposição unilateral da tarifa de 10% pelo Brasil, sob a justificativa de equilíbrio e reciprocidade comercial, não reflete a realidade da relação comercial entre os dois países.

O governo brasileiro também destacou a aprovação do Projeto de Lei da Reciprocidade Econômica e afirmou que buscará defender os interesses dos produtores nacionais em consultas com o setor privado e junto ao governo dos EUA.


Publicado em:
Atualizado em: