Presidente da Argentina Celebra Tarifa de Importação dos EUA
O presidente da Argentina, Javier Milei, elogiou publicamente a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa básica universal de 10% sobre todos os produtos importados. Milei compartilhou em rede social um trecho da música “Friends Will Be Friends”, do Queen, com a legenda: “Friends will be friends… TMAP” — traduzindo para “amigos serão amigos” e “tudo caminhando conforme o plano”.
A tarifa atinge as exportações argentinas, Brasil, Colômbia e Chile com o mesmo percentual. Grandes potências como China, União Europeia, Reino Unido e Índia foram impactadas com tarifas de até 34%.
Aliados de Milei consideraram a medida positiva, equiparando-a a um tratado de livre comércio. O diretor de Comunicação da Presidência, Juan Pablo Carreira, destacou a vantagem competitiva obtida pela Argentina. Aproximação com Trump pode beneficiar nas negociações com o FMI para novo crédito de US$ 20 bilhões.
Estados Unidos são o segundo destino das exportações argentinas, com 8,1% em 2024, atrás do Brasil com 17,1%, conforme dados do Indec.
Fonte:Exemplo.com
Júlio Rossato