O Chevrolet Onix Plus é o Carro Mais Econômico do Brasil em 2025
O carro mais econômico do Brasil em 2025 é o Chevrolet Onix Plus, sedã médio, segundo ranking do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e da Conpet, responsável pela etiquetagem do consumo dos veículos. O modelo se destaca por ser o primeiro lugar em consumo energético 1.39 megajoules por quilômetro (MJ/km): quanto menor é este número, menos combustível o carro precisa para percorrer determinada distância.
Por que essa informação é relevante? Conseguir pagar por um carro zero km tem sido, no Brasil, um privilégio para um grupo cada vez mais reduzido de consumidores. Além disso, desde o aumento de 1,56% no preço da gasolina comercializada nos postos de combustíveis do país, em fevereiro, reabastecer o carro se tornou um maior ponto de atenção no orçamento das famílias. Na comparação com janeiro, quando o valor médio da gasolina era de R$ 6,31 por litro, o preço médio desse combustível subiu 2,69% em março, para R$ 6,48. Os dados são do Índice de Preços Ticket Log (IPTL).
Do total de carros analisados nesta edição do estudo, 216 são flex, 216 são a gasolina, 84 a diesel, 52 híbridos, 141 modelos são elétricos (VE), e 72 Plug-in híbrido (VEHP). Para este ranking foram considerados todos os modelos à combustão. Eles são divididos em: subcompactos, compactos, médio, grande, extra grande, utilitário esportivo compacto, utilitário esportivo grande, fora de estrada (compactos e grandes), minivans, comerciais, picapes e esportivos. A lista contempla as diferentes versões dos carros que aparecem no top 15, já que a versão pode influenciar na motorização e consumo energético. É o caso do Onix Plus, HB20 e Argo, que aparecem duas vezes. Por outro lado, há modelos em que tiveram resultados iguais independente da versão – como é o caso do Kwid e Onix (hatch), em que diferentes versões apresentam a mesma performance de consumo. O top 15 concentra modelos hatchs e sedãs.
Júlio Rossato