Notícias

Colisão de Aeronaves da LATAM Brasil com Pássaros em Guarulhos

Duas aeronaves da LATAM Brasil colidem com pássaros ao pousar no Aeroporto de Guarulhos, gerando impactos na operação da companhia.

Colisão de Aeronaves da LATAM Brasil com Pássaros em Guarulhos

Colisão de Aeronaves da LATAM Brasil com Pássaros em Guarulhos

Em menos de 50 minutos, duas aeronaves da LATAM Brasil neste sábado (05/04) sofreram colisão com pássaros (bird strike), ao pousar no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, segundo comunicado da empresa distribuído à imprensa, neste começo de tarde.

“As aeronaves pousaram em total segurança, porém episódios como estes geram grandes impactos em toda a operação”, informou a companhia aérea.

Segundo a empresa, a alta incidência de bird strikes nos aeroportos brasileiros pode afetar a segurança operacional e acaba prejudicando muitos passageiros com voos cancelados ou atrasados, além de provocar custos adicionais com reparos e manutenção de aeronaves, motores fora de operação e eventual escala de tripulantes reserva.

Em 2024, a LATAM Brasil registrou bird strike (colisão com pássaros) em 513 de seus voos no Brasil.

“O setor tem alertado para a necessidade de uma gestão eficiente da fauna por parte dos municípios e administradores aeroportuários nas proximidades dos aeroportos brasileiros”, destacou a empresa.

No final de fevereiro, o CEO da Latam no Brasil, Jerome Cadier, usou as redes sociais para questionar quem arca com os custos nesses casos e criticou a cultura de ações judiciais contra as companhias.

Casos de bird strike (colisão com pássaros) são comuns na aviação e podem gerar danos estruturais significativos às aeronaves, além de comprometer a segurança dos voos. A Latam reiterou, em nota oficial, que adota todas as medidas técnicas e operacionais para garantir a integridade de suas operações.

Rodrigo Petry, Coordenador de Projetos Editoriais, traz sua experiência em editorias de mercados e investimentos, destacando sua atuação em veículos como InfoMoney, euqueroinvestir e Grupo Estado.


Publicado em:
Atualizado em: