Ministro do STF suspende julgamento da Lava Jato
O ministro Nunes Marques suspendeu o julgamento do recurso que trata da anulação de processos contra Antonio Palocci na Operação Lava Jato. Com a suspensão, o julgamento continua empatado em 2 votos a 2. Nunes Marques terá 90 dias para analisar o caso. Ministros Edson Fachin e André Mendonça votaram contra a anulação, enquanto Gilmar Mendes e Dias Toffoli são favoráveis. O julgamento virtual não tem data para ser retomado.
Na semana passada, a Segunda Turma julgou um recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) que tentava suspender uma decisão de Dias Toffoli, relator do caso. Em fevereiro, Toffoli atendeu ao pedido de anulação feito pelos advogados de Palocci, anulando os procedimentos assinados por Moro contra ele. Apesar disso, o acordo de delação de Palocci foi mantido.
Cenário político
No segundo turno, ministro petista lidera com 43% contra governador paulista com 37%. Toffoli aplicou entendimento jurídico que beneficiou Lula, invalidando provas contra Palocci. Decisão questionada pela PGR está em análise pela Segunda Turma do STF. Fachin votou contra a extensão automática do benefício a Palocci, destacando a necessidade de investigação detalhada das provas.
Júlio Rossato